Escola GDI e Faculdade Anhanguera apresentam:

Pós-graduação | Turma 2024.2

MBA em Preservação Digital 

Clique aqui e informe seu interesse no MBA em Preservação Digital

Aula Inaugural ao vivo: 
28 de outubro

Aulas online ao vivo e que ficam gravadas! 

Realização:

Seja um profissional especialista em guarda, preservação e segurança de documentos digitais. Pós-graduação reconhecida pelo MEC, focada em preservação, segurança e gestão de documentos digitais. 

O que há de mais moderno na preservação digital

Professores de alto nível apresentam de forma prática e conceitual o que há de mais novo no campo da preservação, segurança e gestão de documentos digitais

Validade jurídica de documentos digitais, transformação digital, inteligência artificial, gestão de projetos de digitalização e gestão de documentos digitais, impactos da LGPD na gestão de documentos e informações, SIGAD, RDC-Arq, ECM, RPA, tudo isso e muito mais, você vai aprender e praticar nesta super Pós-Graduação!

O curso prepara você para se tornar um responsável técnico de projetos de preservação e gestão de documentos digitais, a partir de um conhecimento transversal e abrangente na área de preservação e gestão de documentos digitais, abordando desde assuntos tradicionais até as mais modernas tendências na área. 

Clique aqui e informe seu interesse na Pós-Graduação!

Objetivo e responsabilidade

O objetivo deste programa é preparar profissionais para atuar de forma diferenciada nos setores público e privado no campo da preservação e gestão de documentos digitais, bem como habilitar os profissionais para que tenham uma interação mais efetiva. As disciplinas da grade e os professores participantes do programa demonstram o alto nível que será esta pós-graduação.

O Programa é reconhecido pelo MEC e realizado pela Faculdade Anhanguera (referência de ensino no Brasil), a partir de convênio com a Escola GDI (Escola para gestores de documentos e informações) reconhecida pela grande qualidade dos cursos que disponibiliza na área.

Para quem é?!

Profissionais que atuam ou desejam atuar com gestão e preservação digital. Arquivistas, bibliotecários, administradores, historiadores, gestores, analistas de sistemas, advogados, secretários(as) executivos (as), profissionais de saúde, engenharia, e outras áreas em geral.

Quais os requisitos e conhecimentos prévios?!

Diploma de graduação ou comprovante de conclusão de curso em qualquer área de atuação. (Esse documento é exigido para a entrega do certificado de conclusão da Pós graduação)

Diferenciais

Por que vale a pena participar?!

  • Faculdade e cursos
    reconhecidos pelo MEC

  • Aulas remotas ao vivo e gravadas. 

  • 400 horas/aula conforme exige o MEC para pós-graduação LatoSensu

  • Cursos e eventos 
    de extensão inclusos

  • Excelente plataforma de ensino

  • Secretaria acadêmica e 
    suporte de alta qualidade

  • Sessões em grupo. 
    Dinâmicas e atividades práticas

  • Muita interação, networking e 
    troca de experiências

  • 10 meses de duração | 
    De Outubro/2024 a Julho/2025

Disciplinas do curso

Confiram as disciplinas e professores | 400 horas | Conclua em 10 meses!

  • Aula Inaugural: Apresentação, ambientação e integração dos alunos
    Professor: Pablo Soledade
    07 e 28 de outubro de 2024, 19 horas

  • Preservação digital.. Objeto e objetivos, conceitos gerais. Autenticidade e originalidade.

  • Introdução à Preservação Digital (40h) 
    Professor: Alex Holanda
    Aulas: 29 de outubro de 2024, 05 e 12 de novembro, das 19h às 22h

  • Preservação digital.. Objeto e objetivos, conceitos gerais. Autenticidade e originalidade.

  • LGPD (40h) 
    Professor: Ruth Armelin e José Antonio P Nascimento
    Aulas: 18, 25 de Novembro e 02 de dezembro de 2024

  • Princípios da LGPD, impactos reais, oportunidades profissionais, Implementação LGPD: Lastro, genoma, processos e definições. Os princípios por trás da lei para uma visão adequada. Tríade da LGPD, mitigação de riscos.

  • Seminários Avançados (20h) 
    Professor: Pablo Soledade 
    Aulas: 02, 09 e 16 de dezembro de 2024, das 19h às 22h

  • Apresentações individuais e coletivas dos alunos, sobre disciplinas já estudadas do Programa. Relatos de experiências, projetos de intervenção para troca de experiências.

  • Gerenciameneto Estratégico de Projetos (40h) 
    Professor: Murillo André Mendonça
    Aulas: Mês de janeiro de 2025 (aulas assíncronas)

  • Fundamentos em Gerenciamento de Projeto: Visão Integrada de Gerenciamento de Projetos na Empresa; Métodos preditivos e ágeis de Gerenciamento de Projetos; Gerenciamento de Escopo em Projetos; Estratégias de Custos e Cronogramas; Diretrizes de Qualidade; Estratégia de Gestão de Recursos nos Empreendimentos; Sistema de Comunicação em Projetos; Gestão Estratégica de Riscos de Empreendimentos e Aquisições; Gerenciamento das Partes Interessadas.

  • Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais (40h)
    Aulas: Mês de fevereiro de 2025 (aulas assíncronas)

  • Máquina Multinível, Memória Interna, Memória Externa, Barramento do Sistema, Entrada e Saída, Estrutura e Funcionamento da CPU. | Conceitos sobre Sistemas Operacionais. Classificação dos Sistemas Operacionais. Gerenciamento de Processos. Comunicação, Concorrência e Sincronização de Processos. Escalonamento. Gerenciamento de Memória. Gerenciamento de Entrada e Saída. Sistemas de arquivos e diretórios.

  • Preservação Digital - Estratégias (40h) 
    Professor: Humberto Innarelli 
    Aulas: 10, 17, 24 e 31 de março de 2025, das 19h às 22h

  • Preservação digital. Estratégias estruturais: adoção de padrões; elaboração de normas e manuais; metadados de preservação digital; montagem de infraestrutura; formação de consórcios e parcerias. Estratégias Operacionais: migração; emulação; preservação de tecnologia; encapsulamento. Modelos de referência e projetos.

  • SIGAD (40h) 
    Professor: Carlos Amand 
    Aulas: 07, 14, 21 e 28 de abril de 2025, das 19h às 22h

  • Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos, Earq Brasil base conceitual e modelo de requisitos. Demonstração de uso de sistema.

  • RDC-Arq (40h) 
    Professor: Carlos Amand
    Aulas: 05, 12, 19 e 26 de maio de 2025, das 19h às 22h

  • Diretrizes de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis, cadeia de custódia dos documentos arquivísticos digitais, ISO 14721:2003, resoluções 39 e 43 do Conarq. Exemplos de RDC-Arqs

Gerenciamento Inteligente de Dados (40h) 
Professor: Walter Koch
Aulas: 02, 09, 16 e 23 de junho de 2025, das 19h às 22h 

  • Histórico e conceituação da Inteligência Artificial. Ficção e realidade. Objetivo da inteligência artificial. Estágios de evolução. Aplicabilidade na gestão de documentos. Gestão e pré-análise de documentos. Robotic Process Automation.

Inteligência Artificial e Robotic Process Automation (RPA) (40h)  
Professor : Alex Romeira
Aulas: 30 de junho, 07, 14, 21 de julho de 2025, das 19h às 22h 

  • Histórico e conceituação da Inteligência Artificial. Ficção e realidade. Objetivo da inteligência artificial. Estágios de evolução. Aplicabilidade na gestão de documentos. Gestão e pré-análise de documentos. Robotic Process Automation.

  • Seminários Avançados II (20h) 
    Professor: Pablo Soledade 
    Aulas: 28 e 29 de julho de 2024, das 19h às 22h

  • Apresentações individuais e coletivas dos alunos, sobre disciplinas já estudadas do Programa. Relatos de experiências, projetos de intervenção para troca de experiências.

Essa é a melhor oportunidade de você participar de uma formação que vai ampliar suas chances no mercado de trabalho ou te proporcionar progressão de carreira, seja você servidor público, funcionário de empresa privada ou empreendedor/consultor!

Renomados profissionais

Nossos professores

  • Alex Holanda

  • Alex Romeira

  • Carlos Eduardo Amand

  • Humberto Innarelli

  • Luciana Duranti

  • Este é um Título

    José Antonio P. Nascimento

  • Murillo André Mendonça

  • Ruth Armelin

  • Walter Koch

  • Pablo Soledade
    Coordenação 

Aproveite a oferta muito, muito especial para você! 

Pagamento em recorrência no cartão ou no boleto! Não compromete o limite de seu cartão de crédito total!

De 12 parcelas de R$ 697,00 por 

Matrícula 197,00 + 10 parcelas de R$ 297,00

Matrícula  197,00 + 10 mensalidades de R$ 297,00
Pagamento facilitado em recorrência do cartão! Oferta válida até 17/09 

Clique aqui e solicite mais informações sobre o Programa

Fale com nossa Consultora Comercial (+71 99913913)

Turma confirmada! 
Aula inaugural: 28 de outubro de 2024

Aulas online ao vivo e que ficam gravadas!

Bônus

Bônus incríveis promocionais

Sua inscrição na pós-graduação garante sua participação nos cursos de extensão e evento indicado abaixo! E vem muito mais por aí...

Curso com Tatiana Cabral

Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos

Um dos maiores problemas da gestão documental está na ausência da aplicação do plano de classificação e tabela de temporalidade de documentos. Independente do suporte do registro da informação, seja analógico ou digital, ou documentos carecem de definição da sua destinação final. (Conteúdo já disponível na plataforma)

Curso com Vítor Duarte

Certificação Digital 

Legislação e aspectos práticos sobre certificação digital. Uso de PDF, PDF/A, diferença entre certificados e modelos, padrões CADES, PADES, e muito mais!
(Conteúdo já disponível na plataforma)

Curso com Pablo Soledade

Digitalização de Documentos

Legislação, normas e outros regramentos que norteiam, embasam e definem procedimentos de digitalização. Projetos de digitalização: antes, durante e depois da digitalização. Etapas do processos de digitalização de documentos. Metodologias, Controle de produtividade, Gestão de projetos de digitalização de documentos. Precificação de serviços, planilha de formação de preços.
(Conteúdo já disponível na plataforma)

Implementation Day

Archivematica + ATOM

Aplicabilidade prática. Demonstração de ambientes.
Professor a confirmar
(Previsão: 05 de dezembro de 2024)

Curso com Luciana Duranti

Diplomática Contemporânea

Curso gravado como disciplina da Turma 2023.1

O seu sonho de ser Especialista em Preservação Digital em uma Pós-graduação de qualidade está bem próximo!

Você tem a chance de participar da primeira turma do programa de pós-graduação mais atualizado sobre preservação e gestão de documentos digitais.

Aproveite a oferta muito, muito especial para você! 

Pagamento em recorrência no cartão ou no boleto! Não compromete o limite de seu cartão de crédito total!

De 12 parcelas de R$ 697,00 por

Matrícula 197,00 + 10 de R$ 297,00

Matrícula 147,00 + 10 mensalidades de R$ 297,00 Pagamento facilitado em recorrência do cartão! Oferta válida até 09/08 

Clique aqui e solicite mais informações sobre o Programa

Fale com nossa Consultora Comercial (+71 99913913)

Você pós-graduado e especialista em Preservação Digital!

Vagas limitadas devido a sala virtual e metodologia adotada! Não perca tempo!!

A Anhanguera Educacional foi fundada em 1994 e, em 2014, passou a fazer parte da Cogna, maior grupo educacional do Brasil. Atualmente, oferece cursos de graduação, pós-graduação e de extensão, em diversas áreas do conhecimento. Para garantir a qualidade de ensino, a instituição conta com aproximadamente 15 mil profissionais e professores, entre especialistas, mestres e doutores.

Acesse aqui em breve o cadastro e-MEC do MBA

A Escola GDI tem a missão de colaborar com profissionais que atuam ou desejam atuar na gestão de documentos e informações, possibilitando qualificação profissional, contribuindo com a evolução do mercado da GDI e gerando novas oportunidades profissionais.

Conheça melhor aqui

Alameda Salvador 1057 Salvador Shopping Business Torre America Sala 911 e 912 Caminho das Arvores Salvador BA 41820-790
WhatsApp:
(71) 99991-3913
Política de privacidade
Este site não é afiliado ao Facebook / Meta ou a qualquer entidade da mencionada empresa. Depois que você sair do Facebook, a responsabilidade não é deles e sim do nosso site. Fazemos todos os esforços para indicar claramente e mostrar todas as provas do produto e usamos resultados reais. Nós não vendemos o seu e-mail ou qualquer informação para terceiros. Jamais fazemos nenhum tipo de spam. Se você tiver alguma dúvida, sinta-se à vontade para usar o link de contato e falar conosco em horário comercial de Segunda a Sextas das 09h00 ás 18h00. Lemos e respondemos todas as mensagens por ordem de chegada.