– A biblioteca no contexto da universidade: funções, objetivos, estrutura, tecnologia, recursos.
– A biblioteca universitária brasileira. Processo de comunicação e informação científica. Avaliação do INEP. Gestão e organização de biblioteca universitária: Planejamento estratégico. Estudo de comunidade. Formação e desenvolvimento de coleção.
– Projetos em unidades de informação. Aquisição planificada e consórcios. Gestão de pessoas. Gestão da qualidade. Gestão de rotinas. Marketing.
– Fluxos e processos de trabalho em unidades de informação. Organização do espaço físico.
– Manuais e normas de procedimentos. Formulário e relatórios de atividades. Avaliação.
– Sistema informatizado de gerenciamento de Bibliotecas. Recursos e serviços informacionais: Conceituação, tipologia e características das fontes de informação.
– Recursos informacionais eletrônicos. Bases de dados. Portais de pesquisa. Portais de periódicos. Bibliotecas digitais. Redes e sistemas de informação.
– Disseminação da informação. Usuários: comportamento, necessidades, demandas, expectativas e usos da informação. Estudos de uso e de usuários. Educação de usuários.
– Serviço de referência. Circulação. Comutação bibliográfica. Normas técnicas brasileiras para documentação (ABNT).
– Avaliação de serviços. Tratamento, organização e recuperação da informação: Representação descritiva de documentos: padrões de descrição, AACR2 revisão 2002, Formato MARC.
– Representação temática de documentos: conceitos, processos, instrumentos, produtos. Classificação Decimal Universal, Classificação Decimal de Dewey. – Descrição e representação de conteúdos informacionais na web. Metadados.
– Fundamentos, ferramentas e estratégias de recuperação da informação. Informação e acessibilidade em Bibliotecas. Bibliotecas acessíveis.
– Profissional bibliotecário: legislação e órgãos de classe. Ética profissional. Direitos autorais.