– Arquivo: conceitos, natureza, funções. Documento arquivístico: conceitos, tipologia e características. Gestão de documentos arquivísticos: conceitos e fundamentos teóricos e metodológicos de organização e classificação de documentos arquivísticos.
– Teoria das 3 idades. Gestão de documentos correntes e intermediários. Gestão de documentos eletrônicos e Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documento Eletrônico. Avaliação, transferência e recolhimento de documentos.
– Arranjo e descrição arquivística. Organização, princípios e sistemática de arranjo, identificação de fundos documentais. Arquivos permanentes: conceito, objetivos, atividades, políticas, programas e instrumentos de descrição.
– Elaboração de instrumentos de pesquisa. Normas nacionais e internacionais de descrição arquivística: ISAD (G), ISAAR (CPF), NOBRADE, ICA-AtoM.
– Estudo de usos e usuários da informação em arquivos. Planejamento e gestão de serviços arquivísticos. Formulação, implementação e avaliação de políticas arquivísticas.
– Legislação arquivística brasileira. As instituições arquivísticas brasileiras.
– Preservação documental em arquivos (conservação preventiva de documentos, procedimentos e técnicas de restauro, políticas de preservação e conservação de documentos de arquivo), preservação de documento digital, Preservação digital sistêmica. Reprodução de documentos em arquivos.
– Diplomática: conceitos e evolução. Elementos internos e externos. Análise diplomática. Tipologia documental. Acesso e recuperação da informação. Linguagens documentárias. Difusão cultural em arquivos.
– Repositório Digital Confiável-RCD-ARQ.
– Visibilidade da profissão de arquivista: formação, associativismo, ética profissional e mercado de trabalho.